Hoje dia 25 de Julho, dia dedicado a São Tiago.
De igual modo, e por imposição da igreja católica, este dia também passou a ser dedicado a São Cristóvão. O que aconteceu foi que o santo Cristóvão só foi reconhecido pela hierarquia católica a partir de finais do século XIII e, em todos os locais onde se pretendeu venerar esse santo, antes do antedito século, tal não foi possível, venerando-se assim São Tiago.
É uma situação curiosa, mas parece que assim foi, pois na minha freguesia existe uma capela milenar dedicada a São Cristóvão, e hoje mesmo neste dia se celebra a dita festa, para além de outros santos ali cultuados, mas existe por lá uma imagem de São Tiago, muito antiga. Os próprios livros de contas das festas referem o culto a São Tiago como sendo já bastante antigo, «de longa memória» como ali se afirma.
Em mais duas freguesias relativamente próximas à minha aconteceu precisamente a mesma coisa, uma capela e uma igreja que são hoje dedicadas a São Cristóvão, mas ambas têm imagens de São Tiago. Segundo indagações a que procedi, também por ali São Tiago foi o primeiro santo, de facto, a ser cultuado.
Ora esta relação não pode ser obra do acaso, existe um sentido "oculto" e deliberado, São Tiago e São Cristóvão são «gémeos espirituais». O significado profundo de tal asserção ainda não foi devidamente estudado e investigado.
Comentários
Enviar um comentário