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A mostrar mensagens de junho 28, 2020

Sociologia de esquerda

Marx nunca definiu completa e definitivamente uma classe social sendo apenas evidente que ele considerava como factores básicos as relações existentes entre os meios de produção e o emprego da mão-de-obra. Mas esta visão, muito seca, por assim dizer, não é de espantar em Marx quando sabemos que o mesmo era uma fraude e se aproveitou de falsos paradigmas e falsas teorias para ter uma "vida de rei". Touraine considerava as classes como «grupos definidos pelo seu lugar no processo social de produção». Mas isto, não é suficiente; as classes sustentava Touraine, são além disso, elementos de um sistema de antagonismos. No seu escrito, A Ideologia Alemã , Marx acentua que os indivíduos só formam uma classe quando se entregam a uma luta comum contra outra classe. A afirmação de outra fraude como Estaline que dizia não existirem classes antagónicas na URSS, não tem qualquer sentido. Onde existem classes existe antagonismo, faz parte da ordem natural das coisas. Deste modo, ex

O islão, a democracia e as minorias

O resultado evidente da diferença de comportamento em relação às minorias é o facto de, ao longo do último meio milénio, as relações entre a Europa cristã e o mundo islâmico terem sido atravessadas por um fluxo contínuo de vítimas das perseguições, sobretudo religiosas mas também políticas; um fluxo constituído pelas marés de judeus e muçulmanos expulsos da Península Ibérica a partir de 1492, mas também por inúmeros riachos formados por aqueles que ao lado dos minaretes esperavam encontrar condições melhores do que as vigoravam sob os seus campanários. Esse fluxo só irá deter-se no século XIX, quando - na esteira da Revolução Francesa e da emancipação dos judeus - a Europa atinge finalmente o nível de tutela, jurídica dos «diferentes» que era garantido pelas normas islâmicas. E é então começará a decair no mundo islâmico, sob o impulso desagregador dos nacionalismos, uns atiçados pela Rússia, outros pelo império dos Habsburgos, outros ainda pela França.  Nos dias que cor

As falcatruas da Constituição

A Constituição abrilina está cheia de alçapões e de falcatruas e os artigos que a constituem foram feitos à medida de uma tendência muito específica. Seria de bom tom saber quem participou da sua elaboração, quem a delineou e com que objectivos. As incongruências e as contradições são várias e de vários modos, por exemplo, o artigo que diz respeito a certas ideologias em que o artigo 13º na sua alínea 2 diz claramente: « Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem , religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual ».  Como bem sabemos, as convicções políticas ou ideológicas não são respeitadas de modo equitativo. Nem tão pouco as orientações sexuais, é ver o achincalhamento da única orientação sexual válida e possível sempre em detrimento das orientações alternativas, e muito menos as

As três lições do caso George Floyd

Ninguém ignora a onda de choque mundial causada pela morte de George Floyd um americano negro morto mediante uma interpelação policial. A polémica, atiçada pelos marxistas culturais, pelos anti-racistas de serviço, pelos antifas e pelos especialistas do racismo em geral, não conseguem ocultar três factos muito importantes. O 1º facto: o mito do massacre dos negros pelos brancos :   Apesar das acusações regulares contra os brancos - particularmente dos polícias brancos - os negros não são o bode expiatório racista das forças policiais nos EUA. Um estudo publicado no ano de 2019 pelo procurador de Michigan e Maryland, revela que existem estatísticas étnicas sobre crimes, mas que não existe uma base nacional de dados sobre as etnias dos polícias envolvidos. Os poderes públicos e a imprensa, dizem os investigadores, não têm nenhuma relação entre a cor dos polícias e a cor das pessoas mortas, explica o professor de psicologia Joseph Cesario. Diz ainda o mesmo que a probabilidade de