Avançar para o conteúdo principal

25 de Abril nunca mais.

Nos meandros da política portuguesa, em especial, nos sectores esquerdistas, anda-se a mentir descaradamente ao povo português - na sua maioria, inculto e desconhecedor da história - dizendo-lhes que a 25 de Abril de 1974 foi derrubado o regime conhecido como "Estado Novo" de índole fascista e configurando uma ditadura, ao mesmo tempo, que o seu líder máximo, António de Oliveira Salazar era deposto. A guerra do Ultramar estava perdida e havia que negociar a paz e a independência dos territórios. Há aqui uma série de equívocos e mentiras. 

Primeiro: aquando do 25 de Abril propriamente dito, já não existia "Estado Novo". Esse, acabou em 1968, quando Salazar ficou doente e teve de entregar o governo a Marcelo Caetano. 


Segundo: o regime do "Estado Novo" nunca, em rigor, foi fascista. Mas como rigor é palavra arredia do quotidiano português, confunde-se propositadamente um termo para manipular e enganar. Fascismo é uma "palavra mestra" utilizada por quem não tem argumentos válidos e não suporta o contraditório, servindo de "arma de arremesso" para ridicularizar e descredibilizar adversários. O "Estado Novo" era um autoritarismo corporativista que nada teve a ver, repito, em rigor, com o fascismo, fenómeno exclusivamente italiano.

Terceiro: Em Abril de 1974 já não existia Salazar, que deixou o poder em 1968 e faleceu passados dois anos, em 1970. Portanto, falar em Salazar para justificar a malfadada Revolução, é atirar areia para os olhos das pessoas.

Quarto: De modo algum a guerra ultramarina estava perdida. Isso foi um labéu utilizado pelos sectores comunistas como propaganda ideológica para facilitar as suas intenções. Leia-se a propósito o seguinte excerto, citando a Secretaria de Estado de Informação e Turismo (SETI), retirado do livro "25 de Abril: O Marxismo na Revolução" da autoria de Ruy Miguel:

      Razões da Presença de Portugal no Ultramar

      «Não nos é lícito abandonar os nossos irmãos radicados em terras do ultramar, sejam nativos delas, sejam da metrópole naturais, nem o esforço imenso que para as valorizar e para a promoção social das suas gentes lá penosamente se desenvolve, com êxitos, aliás, que num mundo mais equilibrado seriam motivo de congratulação e louvor.
     O abandono não seria só sinal de cobardia: corresponderia também a condenar territórios hoje florescentes e pacíficos à desolação e turbulência. Não estamos a sustentar uma "guerra colonial" como a cada passo os inimigos de Portugal insinuam. Mas a defender a ordem, a harmonia social e o trabalho fecundo de territórios onde a grande massa da população mostra na vida quotidiana a sua determinação de permanecer portuguesa.» 

A guerra ultramarina não estava perdida, é falso, e são muitas as personalidades que o afirmam. Não me vou deter mais aqui neste ponto. Quem quiser mais pormenores que investigue por si próprio. 

Quinto: as verdadeiras intenções do 25 de Abril, foram, entregar as colónias ao domínio da União Soviética, instaurar uma ditadura comunista em Portugal - felizmente que o 25 de Novembro acabou com essa veleidade -, favorecer uma série de altas e médias patentes do exército e por último, de modo indirecto e não inicialmente previsível, instalar os ladrões no poder, ou seja, instalar um regime cleptocrata. Houveram outras motivações de menor importância que não interessam para o caso.

Agora, a pergunta que se impõe é a seguinte: o que ganhou Portugal com a Revolução? E outra ainda, o que ganharam os portugueses com a Revolução? As respostas a ambas as perguntas são muito simples e iguais. NADA. Não fiquem escandalizados porque é mesmo assim. Portugal está hoje muito pior do que à época, é só ver os indicadores económicos e sociológicos e tirar as devidas conclusões. Porque não pensem que pelo facto de termos hoje muito mais tecnologia e acesso a ela, somos mais desenvolvidos. Somos um dos países mais endividados da UE e do mundo, somos o país com as maiores desigualdades salariais, somos o país onde os gastos da administração pública são os mais desproporcionais relativamente ao tamanho e à população de Portugal, somos o país com as maiores lacunas e deficiências a nível de acesso à saúde, à justiça e à educação, os pilares fundamentais de qualquer Estado de Direito que se preze. Somos igualmente o país (ou um dos poucos) com as mais altas taxas de iliteracia funcional, onde grassa a mais abjecta e surpreendente ignorância cultural, histórica, económica e política. Os portugueses não conhecem, ou conhecem muito mal, a história, o império passado e os grandes feitos da nação. Desconhecem igualmente os grandes homens de Estado, da ciência, da filosofia, da literatura, da economia e de outras áreas que o país viu nascer e conheceu. Em suma, os portugueses estão anestesiados, descrentes deles próprios e sem qualquer vislumbre minimamente coerente do que será o seu futuro e o dos seus filhos e netos.

Já fomos um país rico, influente no plano internacional e cuja importância era reconhecida, depois da Revolução fomos transmutados num lamaçal e num farrapo nas mãos de classes (muito pouco) dirigentes, preocupadas com os seus interesses económicos e dos amigos que os ajudaram e ajudam a chegar ao poder. Precisávamos de um presidente que se manifestasse contra este estado de coisas, mas ele não existe e nunca existirá. O regime está podre, caduco, corrompido e carcomido até à medula. 

Perceberam agora para que é que se fez o 25 de Abril, ou melhor, as implicações e os efeitos nefastos de uma Revolução que não se justificava, tendo em conta que Marcelo Caetano já estava a proceder às reformas necessárias para modernizar o país e levá-lo na senda da democracia saudável??? Para além de que, a situação financeira do país ainda era, apesar de tudo, boa. Voltarei a este tema em outro post futuro.

Já perceberam a dimensão da fraude??? e do mal que ela fez e está a fazer ao país???

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O marquês de Pombal, o analfabetismo, o atentado a D. José e a fraude pandémica

O atraso de Portugal, quer a nível económico, quer a nível social ou a nível cultural, começa em meados do século XVIII. Passada a fase de grande prosperidade com D. João V e a chegada ao poder de D. José I, a liberdade e a alfabetização de Portugal sofreram um grande retrocesso. Esta tendência "suicida" de destruir o bom que já vinha de trás é paradigmática do processo de involução que este país tem vindo a sofrer desde há pelo menos 300 anos. A fase de fraude pandémica é apenas o corolário lógico de um acumular de farsas e mentiras. Quando os factos são conhecidos, não há surpresa quanto ao atraso de Portugal relativamente à Europa civilizada.  O nosso atraso nada tem a ver com a religião católica como de modo totalmente leviano e com uma boa dose de ignorância se afirma nos livros de história, tese partilhada e difundida por muitos historiadores. O nosso atraso começa com um dos maiores crápulas da nossa história, precisamente, o marquês de Pombal. Afirmar que os país

Revisionismos - a decadência moderna de Portugal

Há um movimento decisivo na história das nações europeias, 1789, a data charneira, que iria acelerar os processos de desmantelamento da civilização judaico-cristã. O Portugal da transição do século XVIII para o XIX ainda vivia à margem dos efeitos revolucionários franceses, com o país a fruir de vantagens e de estabilidades decorrentes da sua posição geográfica e de porta de entrada na Europa. A geografia, desde sempre, representou e representa um papel de primordial importância na história das nações. Portugal é um caso paradigmático da sua excelente posição geográfica dentro do contexto europeu e mundial. Até aos anos imediatamente antes das invasões napoleónicas, as relações com França eram boas, as alianças externas do reino estavam perfeitamente estabelecidas e consolidadas, para além dos domínios do ultramar se revelarem tranquilos com ausência de problemas de segurança nas vias marítimas. Mas tudo se começaria a alterar a partir de 1797, com o infame Tratado de Fontainebleu. Na

Resultados eleitorais

 Confesso que os resultados eleitorais de ontem dia 10 de março de 2024 me deram um gozo tremendo. Mesmo considerando que as condições de governabilidade serão muito difíceis. Só de ver o ar de choraminguice de praticamente todos os paineleiros de serviço com o resultado estrondoso do Chega. O Chega é extremista, é racista, é xenofóbico (sic...), é populista, é um perigo para a democracia, tchim tchim tchim, tchim tchim tchim. Mas é engraçado que os paineleiros não dizem porque é que o Chega cresce e capitaliza cada vez mais votos; não dizem que as pessoas estão fartas destas políticas de merda, é mesmo este o termo, DE MERDA, dos partidos habituais; estão fartas de terem cada vez menos rendimentos disponíveis, estão fartas de pagar bens e serviços básicos ao preço de países milionários quando Portugal é um país miserável, que vive à custa dos subsídios europeus; estão fartas de compadrios, corrupções, tachos e favores; estão fartas de passarem a vida a pagar, sejam impostos, taxas e t