Avançar para o conteúdo principal

A Europa deve apoiar Taiwan

As experiências passadas do século XX com os seus horrores brutalmente totalitários e depois das condenações, mais ou menos sinceras, do Processo de Nuremberga em 1946 passando pelo "affair" Khrouchtchev de 1956, possibilitam-nos compreender melhor o estabelecimento das ditaduras cibernéticas dos nossos dias. 
Os que amaram Hitler e Estaline, amam em Xi Jinping o estalinismo assumido e reencarnado, assim como o neo-nacional-socialismo que o mesmo incarna.

Tsai Ing-wen vence presidenciais de Taiwan - ZAP 
 Tsai Ing Wen, actual Presidente da República de Taiwan.


No passado dia 18 de Maio o Wall Street Journal através de Robert Zoellick (antigo membro dos governos Bush) dava conta precisamente desta situação em que a China está prestes a «imperializar» toda a Ásia oriental e central, com todo o perigo que isso representa, não apenas para a região, mas também para os próprios EUA e Europa. "Os EUA não querem uma nova Guerra Fria" dizia Zoellick, mas o facto é que ela não resulta de vontades mas sim de factos, de condicionalismos e de modos diferentes de encarar o mundo e as relações humanas com ele.

Todas as nações, do Casaquistão à Malásia, da Índia ao Japão, passando pelo Vietname e com a esperada excepção da Coreia do Norte, temem e denunciam o imperialismo chinês ao mesmo tempo que não sabem muito bem como lhe fazer face. A guerra comercial EUA/China, não é apenas na sua génese uma mera discordância de princípios e práticas comerciais, é muito mais do que isso, é o assumir pleno do perigo que a China representa hoje para o mundo, nomeadamente, para os seus vizinhos mais próximos.

Zoellick pretende que a Europa tome parte no processo e medeie o diálogo, impedindo, ou tentando impedir, a «imperialização» em curso desse espaço geográfico. Mas na verdade a Europa não está preparada para tal desiderato, demasiadamente dependente da indústria chinesa e com a sua diplomacia política pendente e dependente de acordos comerciais muito duvidosos e mal geridos. Não esqueçamos a ilusão dos acordos de Yalta e de Postdam em 1945...

Muita coisa se passou no mundo antes do coronavirus, mas agora, com a pandemia na ordem do dia a acelerar os problemas, as incertezas são mais do que muitas e não se sabe muito bem o que poderá vir a acontecer. Isto é bem visível tendo em conta que, desde 1997 o governo de Pequim não desiste de reverter a lei «das liberdades garantidas dos 50 anos», prevista pela lei fundamental de Hong Kong. A recente reunião do dia 21 de Maio dos 3000 delegados do Partido Comunista chinês, ou seja, a guarda pretoriana do estalinista nacional-socialista Xi Jinping, confirmam a vontade de vergar Hong Kong aos objectivos comerciais da ditadura chinesa.

Relativamente a Taiwan, a ditadura chinesa insiste na reunificação, endurecendo o tom e com ameaças cada vez mais pungentes. Mas vamos à história: quando é que a ilha fez parte da China? 

Foi apenas em 1685 que o império Manchou, dinastia reinante na China desde há 40 anos antes, se apoderou da ilha conhecida outrora por Formosa, descoberta e colonizada pelos portugueses.
Em 1895, a decadente dinastia dos Qing, vencida pelos japoneses, perderia o domínio sobre a ilha pelo tratado de Shimonozeki. 

Depois da Segunda Guerra Mundial, a China volta a reclamar a posse da ilha mas sem efeitos práticos, pois, em 1949, depois de Mao Tsé Tung instaurar a ditadura comunista na China, o seu adversário nacionalista Tchang Kai Chek, refugia-se na ilha de Taiwan à cabeça dos restos políticos e militares do «Kouo Min-Tang» . Foram transferidos para a ilha os tesouros artísticos do Museu de Nankin e aí se manteve, de modo fictício, a República da China até 1971. 

O regime chinês, enquanto um dos cinco vencedores da Segunda Guerra Mundial, conseguia um acento permanente no conselho de segurança das Nações Unidas, como muleta de Nixon e Kissinger para deter e combater a influência soviética no mundo.

A partir dessa altura Taiwan começa a perder as suas prerrogativas internacionais, mesmo e apesar de o regime estabelecido por Tchang Kai Chek e pelo seu filho e sucessor Tchang Ching Kuo, derivar para uma democracia bipolar onde os dois partidos em compita reflectirem a pluralidade étnica da população da ilha. Um dos partidos era fortemente anti-comunista, mas mesmo assim, manteve relações amigáveis com o império do meio. O outro partido é de tendência autonomista insular o reclama o direito à independência, mais uma vez reafirmada pela sua corajosa Presidente Tsai Ing Wen, reeleita recentemente para um segundo mandato e são muitas as vozes, especialmente nos EUA, que defendem a integração de Taiwan na OMS e em outras organizações mundiais. Significará esta tomada de posição dos americanos o início de uma nova Guerra Fria? Será esta atitude comparável à que permitiu fazer face às pressões soviéticas em 1948 perante o bloqueio de Berlim? Ainda é cedo para responder a esses perguntas, mas uma coisa é certa, o apoio do Ocidente a Taiwan marcará o início da libertação do povo chinês, no seu conjunto, às garras imperialistas de cunho estalinista e nacional-socialista do actual governo chinês.

 

Comentários

  1. Desde o início da sua presidência, que Trump tem demonstrado não ser nada mais do que um fiel lacaio dos interesses sionistas que há décadas dominam todo o aparelho de Estado norte-americano, a ponto de os Estados Unidos, hoje, não serem mais do que uma mera colónia de Israel. Aliás, o controlo que o Sionismo exerce sobre o sistema político estado-unidense é tal, que tornou-se virtualmente impossível um Presidente ser eleito por aquelas bandas sem primeiro prestar vassalagem a Israel e jurar que vai defender Israel e destruir todos os inimigos de Israel, porque, of course, Israel is our greatest ally! Fuck, yeah!

    Como é óbvio, os fanáticos pró-sionistas, sejam eles cristãos evangélicos ou outros quaisquer idiotas, nunca vão admitir que não passam de meras marionetas nas mãos dos sionistas, tal como nunca vão admitir que o Estado de Israel tenta sistematicamente influenciar o resultado das eleições nos Estados Unidos a seu favor, através de um misto de acções que vão desde o suborno de figuras influentes da política americana, à pirataria e guerra informática nas redes sociais, passando pelas ameaças e chantagens de toda a espécie. Mas, of course, Israel is our greatest ally! Fuck Yeah!

    Digo-o sem qualquer rodeio ou hesitação: o Mundo civilizado nunca precisou tanto de uma Rússia forte, de uma China forte e de um Irão forte, como hoje! Estes três países constituem hoje o bastião da resistência nacionalista contra o Sionismo Internacional e Internacionalista, que se não for atempadamente travado, acabará por arrastar a Civilização para as trevas mais absolutas e miseráveis de que há memória.

    https://verdade-proibida.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo. Eu concordo consigo quanto à questão do sionismo e é um facto que qualquer presidente americano está e estará pendente do sionismo. O problema sionista tem as suas origens no século XVIII e XIX, especialmente neste último, problema este que nunca foi resolvido de modo satisfatório. Aliás, nunca houve um esboço, fosse ele qual fosse, da parte das monarquias europeias para evitar o aparecimento do sionismo. O romantismo e o racionalismo, sobretudo de origem alemã, foram os grandes responsáveis por aquilo que hoje está a acontecer. Caso a intransigência e o ódio cego relativamente aos judeus tivesse sido resolvido, ou pelo menos atenuado, não haveria sionismo. A criação do Estado de Israel foi um erro crasso, mais valia terem assimilado os judeus nos países onde os mesmos estavam radicados há séculos. A insistência em quererem fazer deles os "bodes expiatórios revelou-se uma tragédia e uma fatalidade da qual ainda iremos arcar as consequências durante muito tempo.
    Só discordo de si num ponto, não me parece, de todo, que uma China forte seja bom para o mundo, o que aliás está hoje a ver-se. A Rússia e o Irão, apesar das suas especificidades e culturas muito próprias, são mais parecidas com a cultura europeia do que a cultura chinesa, que está totalmente nos antípodas. A China não pensa como nós (ocidentais), a ditadura comunista que por lá dita leis não tem nenhum problema em sacrificar milhares ou mesmo milhões dos seus cidadãos, agora imagine se tiver de sacrificar ocidentais... veja bem o que já está a acontecer, dominam a produção industrial, dominam uma boa parte das tecnologias de ponta, já se dão ao luxo de financiar países e dívidas soberanas dos mesmos, para além de outras coisas mais...

    ResponderEliminar
  3. Caro Emídio, sobre a China leia isto:

    https://verdade-proibida.blogspot.com/2020/06/o-sionismo-internacional-china-maoista.html

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O marquês de Pombal, o analfabetismo, o atentado a D. José e a fraude pandémica

O atraso de Portugal, quer a nível económico, quer a nível social ou a nível cultural, começa em meados do século XVIII. Passada a fase de grande prosperidade com D. João V e a chegada ao poder de D. José I, a liberdade e a alfabetização de Portugal sofreram um grande retrocesso. Esta tendência "suicida" de destruir o bom que já vinha de trás é paradigmática do processo de involução que este país tem vindo a sofrer desde há pelo menos 300 anos. A fase de fraude pandémica é apenas o corolário lógico de um acumular de farsas e mentiras. Quando os factos são conhecidos, não há surpresa quanto ao atraso de Portugal relativamente à Europa civilizada.  O nosso atraso nada tem a ver com a religião católica como de modo totalmente leviano e com uma boa dose de ignorância se afirma nos livros de história, tese partilhada e difundida por muitos historiadores. O nosso atraso começa com um dos maiores crápulas da nossa história, precisamente, o marquês de Pombal. Afirmar que os país

Revisionismos - a decadência moderna de Portugal

Há um movimento decisivo na história das nações europeias, 1789, a data charneira, que iria acelerar os processos de desmantelamento da civilização judaico-cristã. O Portugal da transição do século XVIII para o XIX ainda vivia à margem dos efeitos revolucionários franceses, com o país a fruir de vantagens e de estabilidades decorrentes da sua posição geográfica e de porta de entrada na Europa. A geografia, desde sempre, representou e representa um papel de primordial importância na história das nações. Portugal é um caso paradigmático da sua excelente posição geográfica dentro do contexto europeu e mundial. Até aos anos imediatamente antes das invasões napoleónicas, as relações com França eram boas, as alianças externas do reino estavam perfeitamente estabelecidas e consolidadas, para além dos domínios do ultramar se revelarem tranquilos com ausência de problemas de segurança nas vias marítimas. Mas tudo se começaria a alterar a partir de 1797, com o infame Tratado de Fontainebleu. Na

Resultados eleitorais

 Confesso que os resultados eleitorais de ontem dia 10 de março de 2024 me deram um gozo tremendo. Mesmo considerando que as condições de governabilidade serão muito difíceis. Só de ver o ar de choraminguice de praticamente todos os paineleiros de serviço com o resultado estrondoso do Chega. O Chega é extremista, é racista, é xenofóbico (sic...), é populista, é um perigo para a democracia, tchim tchim tchim, tchim tchim tchim. Mas é engraçado que os paineleiros não dizem porque é que o Chega cresce e capitaliza cada vez mais votos; não dizem que as pessoas estão fartas destas políticas de merda, é mesmo este o termo, DE MERDA, dos partidos habituais; estão fartas de terem cada vez menos rendimentos disponíveis, estão fartas de pagar bens e serviços básicos ao preço de países milionários quando Portugal é um país miserável, que vive à custa dos subsídios europeus; estão fartas de compadrios, corrupções, tachos e favores; estão fartas de passarem a vida a pagar, sejam impostos, taxas e t