Avançar para o conteúdo principal

A geopolítica e a economia de um futuro próximo

Apesar de toda a história a envolver os EUA com o recente caso George Floyd e com a patologia racista com manifesto foro de demência colectiva, aliadas às tentativas mais ou menos veladas de arranjarem maneira de sacudir o Trump da Casa Branca para lá colocar um "fantoche" globalista e alinhador nos circos nojentos dos LGBTs e na onda de "emigrantes a molhos" pelas portas dentro, [não que Trump não seja também um fantoche, mas de outro modo], os EUA continuarão a ser a 1ª potência económica do mundo. Claro que o sionismo e os judeus americanos contribuem muito para isso, não valendo a pena sequer estar aqui com considerações adicionais sobre o assunto.

As previsões macro-económicas apontam para que os EUA tenham em 2040, 420 milhões de habitantes, sendo o 3ª país mais populoso do mundo, atrás da Índia e da China. Nenhum rival credível se anuncia para fazer frente aos EUA, nem na Europa, nem na Ásia, nem em lado algum. Os mais ricos, os bancos centrais e outras entidades financeiras continuarão a ver os EUA e o dólar como o melhor refúgio económico, político e financeiro. A própria fiscalidade americana, ao eliminar o imposto sucessório, captará as "fortunas exóticas" em maior grau do que nos dias de hoje. Los Angeles continuará a ser o centro cultural, tecnológico e industrial americano; Washington a capital política e Nova Iorque a metrópole financeira.

Os EUA continuarão a controlar, pelo menos durante os próximos 20 anos, as tecnologias de defesa, a microelectrónica, as energias, as telecomunicações, a aeronáutica, mantendo de forma durável a sua parte da produção mundial. Os seus défices continuarão a ser financiados pelo consumo no país e pela produção no exterior. Mesmo que o país tenha de fazer face a crises financeiras, a recessões, a guerras ou a revoltas internas, como está neste momento a acontecer, o essencial dos acontecimentos culturais, políticos, militares, estéticos, morais e sociais do planeta, reflectirão a supremacia americana.

Quanto à UE, ela passará por dificuldades ainda maiores do que está a passar. O grande problema é a demografia, que ao contrário do que dizem, não se resolve simplesmente com a importação de emigrantes do Terceiro-Mundo. E este problema terá tendência a agravar-se por outras vias, como sejam, a falta de modernização do ensino superior, a falta de inovação ao não conseguir reunir no seu seio uma classe criativa pela constante fuga de cérebros para o continente norte-americano. As perspectivas macro-económicas indicam que o PIB por habitante, que se situa nos 60% da média americana, descerá para 50% até 2030. Em 2006 a UE contribuia com 20% para o PIB mundial, em 2030 o seu contributo cairá para 15%. Países como a Alemanha, França, Inglaterra e Itália, os mais fortes economicamente da UE perderão posições para países asiáticos e da América latina. Temos o interessante caso da Rússia que ultrapassará o PIB alemão em 2025. Desde 2006 que é o 1º produtor mundial de petróleo, à frente da Arábia Saudita, e o 1º produtor mundial de titânio e está prestes a ultrapassar os PIBs de França e Inglaterra. Em 2025, poderá tornar-se na 6ª potência económica do mundo, tendo os meios suficientes para isso com as divisas acumuladas do petróleo, poderá comprar a indústria da Europa ocidental, o que lhe ficará mais barato que modernizar a sua indústria obsoleta. Basta para tanto que o país consiga dotar-se de uma infra-estrutura urbana moderna, de um quadro jurídico que proteja a propriedade privada e a propriedade intelectual, de um sistema bancário moderna, e, também, de melhorar o seu sistema de saúde tendo em conta que a esperança média de vida na Rússia tem vindo a cair.

Na América latina duas potências dominarão em 2025. O México com 130 milhões de habitantes poderá ter um PIB superior ao da França, apesar dos seus problemas com o crescimento desordenado das cidades e das grandes desigualdades entre classes sociais e grupos étnicos, dos problemas de criminalidade ligadas ao narcotráfico e à corrupção endémica. O Brasil com 210 milhões de habitantes em 2025, poderá tornar-se na 4ª potência económica mundial, atrás dos EUA, China e Índia. O seu PIB poderá ultrapassar o de Itália em 2025 e depois o de França, Inglaterra e Alemanha até 2040. Para o conseguir terá de ultrapassar os seus problemas de estruturas urbanas deficitárias, construir um Estado sólido e eficaz, combater a corrupção endémica, melhorar o sistema educativo, reformar um sector público obsoleto e ineficiente e desenvolver a sua indústria de exportação. 

Relativamente a África os cenários são muito negros, o continente como um todo, só participará com menos de 1/4 do PIB mundial, apesar de encerrar grandes riquezas. As elites africanas e não apenas os mais miseráveis, continuarão a emigrar para o Ocidente, a guerra continuará a devastar povos, regiões e países. A formação de quadros económicos, políticos, financeiros e sociais será muito reduzida impedindo assim a modernização do continente. A única excepção será, ou melhor, continuará a ser a África do Sul (1ª PIB africano) que poderá em 2025 ser a 10ª potência económica mundial.


Falando agora da parte que nos interessa e nos diz respeito, a Europa está falida, o projecto europeu é um falhanço total, perdendo posições a nível mundial, com um grave problema demográfico que os governos se revelam incapazes de reverter, essencialmente pelas falsas teorias que foram enfiando pela cabeça dentro das pessoas, que passaram a acreditar na mentira de que ter poucos filhos, ou até nenhum é que era moderna. Problema cultural, mais do que económico, a destruir a Europa que num futuro a médio-prazo será uma realidade se nada for feito entretanto.

Relativamente à Ásia, ela poderá dominar a cena mundial a partir de 2025 prevendo-se que 2/3 das trocas comerciais a nível mundial ocorram através do Pacífico. AS previsões indicam que a produção asiática representará mais de 50% a nível mundial. O PIB da China representará 15% do PIB mundial, tanto como o da UE, quando em 2006 era apenas de 4,6% e se mantiver este ritmo de crescimento, o que é duvidoso em face da recente pandemia, poderia ultrapassar o PIB americano em 2040. A Coreia do Sul será a 1ª potência asiática em 2025, o seu PIB será mais do dobro do que era em 2006, passando a ser o "novo modelo económico e cultural", impressionando o mundo pela sua tecnologia e dinamismo cultural. O país tornar-se-á o novo paradigma a imitar pelos seus vizinhos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O marquês de Pombal, o analfabetismo, o atentado a D. José e a fraude pandémica

O atraso de Portugal, quer a nível económico, quer a nível social ou a nível cultural, começa em meados do século XVIII. Passada a fase de grande prosperidade com D. João V e a chegada ao poder de D. José I, a liberdade e a alfabetização de Portugal sofreram um grande retrocesso. Esta tendência "suicida" de destruir o bom que já vinha de trás é paradigmática do processo de involução que este país tem vindo a sofrer desde há pelo menos 300 anos. A fase de fraude pandémica é apenas o corolário lógico de um acumular de farsas e mentiras. Quando os factos são conhecidos, não há surpresa quanto ao atraso de Portugal relativamente à Europa civilizada.  O nosso atraso nada tem a ver com a religião católica como de modo totalmente leviano e com uma boa dose de ignorância se afirma nos livros de história, tese partilhada e difundida por muitos historiadores. O nosso atraso começa com um dos maiores crápulas da nossa história, precisamente, o marquês de Pombal. Afirmar que os país

Revisionismos - a decadência moderna de Portugal

Há um movimento decisivo na história das nações europeias, 1789, a data charneira, que iria acelerar os processos de desmantelamento da civilização judaico-cristã. O Portugal da transição do século XVIII para o XIX ainda vivia à margem dos efeitos revolucionários franceses, com o país a fruir de vantagens e de estabilidades decorrentes da sua posição geográfica e de porta de entrada na Europa. A geografia, desde sempre, representou e representa um papel de primordial importância na história das nações. Portugal é um caso paradigmático da sua excelente posição geográfica dentro do contexto europeu e mundial. Até aos anos imediatamente antes das invasões napoleónicas, as relações com França eram boas, as alianças externas do reino estavam perfeitamente estabelecidas e consolidadas, para além dos domínios do ultramar se revelarem tranquilos com ausência de problemas de segurança nas vias marítimas. Mas tudo se começaria a alterar a partir de 1797, com o infame Tratado de Fontainebleu. Na

Resultados eleitorais

 Confesso que os resultados eleitorais de ontem dia 10 de março de 2024 me deram um gozo tremendo. Mesmo considerando que as condições de governabilidade serão muito difíceis. Só de ver o ar de choraminguice de praticamente todos os paineleiros de serviço com o resultado estrondoso do Chega. O Chega é extremista, é racista, é xenofóbico (sic...), é populista, é um perigo para a democracia, tchim tchim tchim, tchim tchim tchim. Mas é engraçado que os paineleiros não dizem porque é que o Chega cresce e capitaliza cada vez mais votos; não dizem que as pessoas estão fartas destas políticas de merda, é mesmo este o termo, DE MERDA, dos partidos habituais; estão fartas de terem cada vez menos rendimentos disponíveis, estão fartas de pagar bens e serviços básicos ao preço de países milionários quando Portugal é um país miserável, que vive à custa dos subsídios europeus; estão fartas de compadrios, corrupções, tachos e favores; estão fartas de passarem a vida a pagar, sejam impostos, taxas e t