Avançar para o conteúdo principal

Europa - os frugrais têm toda a razão

Durante todo o dia do domingo 19 de Julho, esperava-se mais uma maratona negocial perante a falta de acordo da sexta e sábado anteriores. Tudo se resumia a um acordo para o desbloqueamento de cerca de 750 mil milhões de euros de apoios públicos para a zona euro. Tudo isto não deveria passar de uma formalidade pois, Merkel e Macron estavam em sintonia relativamente ao programa de ajudas com o beneplácito da Lagarde.

Mas na verdade, as resistências eram muitas, especialmente, Dinamarca, Países Baixos, Áustria, Suécia e Finlândia, manifestamente contra este plano de dar mais dinheiro aos denominados "PIGS". A Hungria liderada pelo conservador Viktor Orban, ameaçava vetar o plano financeiro Merkel-Macron, e mesmo os outros países do leste europeu estão a ficar cada vez mais fartos dos desmandos da duplo franco-alemã.

A questão essencial, para além do acordo ou não acordo dos apoios públicos, mostra que os "frugrais" estão carregados de razão num ponto fundamental; não é aumentando de modo durável as despesas sociais, nem trabalhando menos a pretexto de salvar empregos e nem espoliando a poupança que a crise deixará de acontecer. A "santuarização" de todas as desastrosas intervenções estatais ameaçam mergulhar-nos no declínio e na estagnação. Ajudas pontuais e empréstimos razoáveis perfeitamente delimitados, é uma coisa, outra, bem diferente e para muito pior, é um endividamento crescente e sistemático aliado a uma bolha monetária artificial que tornará as contas públicas insustentáveis já a curto-prazo.

Não esqueçamos, por outro lado, que os "frugrais" estão fartos (e com toda a razão) de financiar as dívidas dos países do sul; este mesmos países não fizeram qualquer reforma digna do nome das suas administrações públicas e do Estado. O caso de Portugal é paradigmático, os casos de corrupção sucedem-se de forma vergonhosa e sem fim à vista, o nepotismo e as redes clientelares sugam o erário público, os impostos em Portugal, proporcionalmente aos rendimentos médios, são absurdamente altos e servem apenas para alimentar as correntes corruptas e nepotistas assim como o alto despesismo da administração estatal. 

Alguém de bom senso na UE pode concordar com uma coisa destas?? E para mais, conhecida a ineficiência judicial portuguesa e a promiscuidade entre política e agentes económicos, altamente lesiva dos verdadeiros interesses da população.

Tivéssemos um Presidente da República com "P" grande a nossa situação poderia estar mais facilitada, mas como temos um "palhaço selfeiro" preocupado a dar beijos e abraços e com a sua reeleição, está tudo dito. É tão bom, ou pior, como os outros. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Santos do dia: São Tiago e São Cristóvão.

 Hoje dia 25 de  Julho, dia dedicado a São Tiago. De igual modo, e por imposição da igreja católica, este dia também passou a ser dedicado a São Cristóvão. O que aconteceu foi que o santo Cristóvão só foi reconhecido pela hierarquia católica a partir de finais do século XIII e, em todos os locais onde se pretendeu venerar esse santo, antes do antedito século, tal não foi possível, venerando-se assim São Tiago.  É uma situação curiosa, mas parece que assim foi, pois na minha freguesia existe uma capela milenar dedicada a São Cristóvão, e hoje mesmo neste dia se celebra a dita festa, para além de outros santos ali cultuados, mas existe por lá uma imagem de São Tiago, muito antiga. Os próprios livros de contas das festas referem o culto a São Tiago como sendo já bastante antigo, «de longa memória» como ali se afirma.  Em mais duas freguesias relativamente próximas à minha aconteceu precisamente a mesma coisa,  uma capela e uma igreja que são hoje dedicadas a São Cr...

Os 99 graus da maçonaria.

 Tudo é mistério, mistério que nada tem de misterioso. Tudo é oculto, ocultismo que brilha intensamente. Brilho não declarado, que escurece até a mais alva luz. Tudo é luz, na escuridão e na penumbra. Peidos e água fresca  para um homem muito moderno [o homem aqui é a sociedade burrocratizada], que se acha nos confins das auroras modernistas. Vivem na ilusão, muito contentes e ciosos de si, convencidos do paternalismo daqueles que nos querem destruir a prazo. Um tolinho que eu sou, conspiracionista e negacionista, de mangas largas e costas quentes.

O marxismo cultural militante, o privilégio branco e as reparações.

 Partindo do zero, a militante marxista afro-americana Patrisse Cullors é expulsa da casa dos pais aos 16 anos, por confessar tendências queer. Aos 29 licencia-se me filosofia, percurso pouco brilhante. Mas tudo mudaria após ser uma das co-fundadoras, em 2013, do movimento Black Lives Matter . Depressa se torna uma celebridade e é indigitada porta-voz da comunidade negra norte-americana; imprensa, televisões, recompensas diversas, conferências remuneradas, livros, documentários, parcerias diversas (Guiscard, 2021, p. 129).  O cúmulo dos cúmulos, dar rios de dinheiro a gente que nada sabe de nada, nada produz de bom para a sociedade a não ser lixo académico para reduzir os europeus aos maiores carniceiros e racistas da história. Mas veja-se a lata desta gente, latão para ser mais exacto. Todo este engajamento muito lucrativo da Patrisse Cullors fez com que a mesma começasse a investir os milhões auferidos; comprou entre 2015 e 2020 quatro grandes casas e uma Villa  por ma...