- Responda quem souber:
- Se a Covid-19 não afecta os jovens, porque razão eles foram privados da sua liberdade e confinados?
- Se o emprego jovem é uma prioridade, porque razão as políticas de emprego visam sobretudo a manutenção dos postos de trabalho existentes?
- Se o futuro está nos jovens, porque razão estamos a deixar uma dívida monstruosa para as próximas gerações?
- Se o interesse é um mundo melhor no futuro, porque razão o sistema de segurança social está feito de modo a garantir hoje às gerações mais velhas, sem ter em conta os mais novos amanhã?
- Se, individualmente, as pessoas percebem que as decisões que assumem têm risco, porque razão pensam que as tomadas pelo Estado estão isentas de risco?
- Se, individualmente, as pessoas percebem que o endividamento limita as suas liberdades, os seus actos e, até, os seus julgamentos, porque razão não percebem que um país também está limitado nas suas liberdades, nos seus actos, nas suas opiniões, na sua soberania?
- Se, individualmente, aceitamos ser remunerados em função da produtividade, porque razão aceitamos que o Estado não tenha que o fazer?
- Se, individualmente, entendemos que a competição é boa para o consumidor, porque aceitamos que no sector financeiro a concentração seja sistematicamente desejada pelas autoridades?
- Se a idade de reforma é regularmente aumentada, isso não será para garantir que as pessoas possam ter o menor período possível como reformados?
- Se estamos sempre a falar de políticas de natalidade, e tendo em conta que a população mundial duplicou nos últimos 50 anos, isso não estará relacionado com a necessidade de haver gente para pagar as reformas dos actuais trabalhadores?
Hoje dia 25 de Julho, dia dedicado a São Tiago. De igual modo, e por imposição da igreja católica, este dia também passou a ser dedicado a São Cristóvão. O que aconteceu foi que o santo Cristóvão só foi reconhecido pela hierarquia católica a partir de finais do século XIII e, em todos os locais onde se pretendeu venerar esse santo, antes do antedito século, tal não foi possível, venerando-se assim São Tiago. É uma situação curiosa, mas parece que assim foi, pois na minha freguesia existe uma capela milenar dedicada a São Cristóvão, e hoje mesmo neste dia se celebra a dita festa, para além de outros santos ali cultuados, mas existe por lá uma imagem de São Tiago, muito antiga. Os próprios livros de contas das festas referem o culto a São Tiago como sendo já bastante antigo, «de longa memória» como ali se afirma. Em mais duas freguesias relativamente próximas à minha aconteceu precisamente a mesma coisa, uma capela e uma igreja que são hoje dedicadas a São Cr...
Comentários
Enviar um comentário