Avançar para o conteúdo principal

Porque sou monárquico?

 Existem muitos motivos para se ser monárquico. Não que eu me considere propriamente anti-republicano, mas revejo-me cada vez menos numa república inoperante e que serve para muito pouco, e neste muito pouco inclui-se a (não) defesa do cidadão perante as incoerências e inconsistências políticas do regime.

Como já disse acima, existem muitos motivos para eu ser monárquico, mas hoje vou centrar-me apenas na realidade económica da monarquia vs. república. Em outra altura falarei das outras razões. Ora vejamos. Segundo um estudo da Real Gazeta do Alto Minho publicada em Janeiro deste ano, as monarquias são muito mais baratas do que qualquer república. Vamos a factos: dos 10 países menos corruptos do mundo, 8 são monarquias! Dinamarca, N. Zelândia, Noruega, Suécia, Canadá, Reino Unido, Holanda e Luxemburgo estão no Top Ten dos países menos corruptos do mundo. Mais, das 135 repúblicas existentes no mundo apenas 53 são democracias, isto é, 39,2%. E das 44 monarquias actuais, 68% são democracias!

Pasme-se,  a existência de repúblicas não é sinónimo de democracia, bem pelo contrário!! 

Outro facto muito revelador, qualquer casa Real fica muito mais barata do que uma república. Mas vamos a números: a datação orçamental da Casa Real inglesa é de 42 milhões de euros (2020) para uma população aproximada de 67 milhões de habitantes, enquanto em Itália a presidência da república gastou (2020) 228 milhões de euros para cerca de 60 milhões de habitantes, ou seja, praticamente 5,5 vezes mais!!

Mais exemplos: A monarquia espanhola teve um orçamento em 2020 de 7,9 milhões de euros para uma população de cerca de 44 milhões e a república portuguesa teve um orçamento (2020) de 16,7 milhões de euros para 10 milhões de habitantes, uma diferença abismal, somos cerca de 25 % da população espanhola e gastamos mais do dobro!!




As casa Reais da Suécia e da Dinamarca têm um orçamento quase igual, 12 milhões de euros para cerca de 10 milhões e 6 milhões de habitantes e a república francesa gastou em 2020, 103 milhões de euros para uma população de cerca de 67 milhões. A França com 6 e 10 vezes mais população que Suécia e Dinamarca, respectivamente, gastou 13 vezes mais com a sua república. A monarquia belga custa 13 milhões de euros para uma população de 11,5 milhões, a monarquia do Luxemburgo talvez seja a mais cara de todas olhando à sua população de pouco mais de 600000 mil pessoas, que fica por 8,7 milhões de euros anuais, números de 2020.

Perante estes números, e estes são apenas alguns exemplos, poderia ter colocado aqui mais exemplos mas não vale a pena, porque as diferenças seriam sempre abissais entre monarquia e república, facilmente concluímos que qualquer república fica sempre muito mais cara do que a monarquia. Não há volta a dar, e por mais que queiram menorizar, desprezar ou ridicularizar o regime monárquico, os números não mentem.

Como já o disse no início, há mais motivos para eu me considerar monárquico, motivos esses que deixarei para uma próxima vez, mas termino com isto: «A monarquia coloca o Estado ao serviço da nação, enquanto que a república coloca  nação ao serviço do Estado». Parece um jogo de palavras, mas parece só, porque na realidade não o é, é a verdade pura e dura!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O marquês de Pombal, o analfabetismo, o atentado a D. José e a fraude pandémica

O atraso de Portugal, quer a nível económico, quer a nível social ou a nível cultural, começa em meados do século XVIII. Passada a fase de grande prosperidade com D. João V e a chegada ao poder de D. José I, a liberdade e a alfabetização de Portugal sofreram um grande retrocesso. Esta tendência "suicida" de destruir o bom que já vinha de trás é paradigmática do processo de involução que este país tem vindo a sofrer desde há pelo menos 300 anos. A fase de fraude pandémica é apenas o corolário lógico de um acumular de farsas e mentiras. Quando os factos são conhecidos, não há surpresa quanto ao atraso de Portugal relativamente à Europa civilizada.  O nosso atraso nada tem a ver com a religião católica como de modo totalmente leviano e com uma boa dose de ignorância se afirma nos livros de história, tese partilhada e difundida por muitos historiadores. O nosso atraso começa com um dos maiores crápulas da nossa história, precisamente, o marquês de Pombal. Afirmar que os país

Revisionismos - a decadência moderna de Portugal

Há um movimento decisivo na história das nações europeias, 1789, a data charneira, que iria acelerar os processos de desmantelamento da civilização judaico-cristã. O Portugal da transição do século XVIII para o XIX ainda vivia à margem dos efeitos revolucionários franceses, com o país a fruir de vantagens e de estabilidades decorrentes da sua posição geográfica e de porta de entrada na Europa. A geografia, desde sempre, representou e representa um papel de primordial importância na história das nações. Portugal é um caso paradigmático da sua excelente posição geográfica dentro do contexto europeu e mundial. Até aos anos imediatamente antes das invasões napoleónicas, as relações com França eram boas, as alianças externas do reino estavam perfeitamente estabelecidas e consolidadas, para além dos domínios do ultramar se revelarem tranquilos com ausência de problemas de segurança nas vias marítimas. Mas tudo se começaria a alterar a partir de 1797, com o infame Tratado de Fontainebleu. Na

As conexões entre o comunismo e a maçonaria

«Até à revolução russa em França, assim como em outros países e também na Rússia, os franco-mações militavam nos partidos aderentes à 2ª internacional socialista (fundada em 1889, após a dissolução de 1880 da 1ª internacional fundada em Londres em 1864). Numerosos maçons socialistas viram com bons olhos a primeira fase da revolução russa que, com Kerensky, trazia para o poder numerosos irmãos. Uma parte deles aprovaram com entusiasmo a revolução dos sovietes instigada por Lenine e Trotsky. [...] No 2º congresso da 3ª internacional socialista realizada entre 9 de Julho e 7 de Agosto de 1919, em Petrogrado e depois em Moscovo, elaboraram-se as condições exigidas aos partidos socialistas para se transformarem em comunistas. O texto compunha-se de 21 condições para a adesão à 3ª internacional socialista que ficou célebre pelo nome "das 21 condições de Moscovo". [...] a 22ª condição: irmão ou camarada, é preciso escolher. O facto é que a maioria dos maçons ignora