Avançar para o conteúdo principal

O apodrecimento do sistema

 Existe um mal-estar mais do que evidente na sociedade actual, embora de difícil definição, ele é implícito numa série de atitudes, formas de estar e de pensar a realidade. Reflexo, muito naturalmente, de tudo estar baseado num individualismo feroz, do «salve-se quem puder» e do utilitarismo no seu grau máximo.

A expressão de cariz cristão: «um novo céu e uma nova terra» nunca teve tanto significado como hoje, e o seu real sentido está bem à vista. 

Já não há sentido de comunidade, tudo e todos são alvos a abater, a ultrapassar, a suplantar, numa espécie de competição anárquica onde os valores não contam para nada. O sistema bem se encarrega de arranjar e produzir novas formas de alienação, seja pelo método do consumo desenfreado, seja pelo método da indústria do entretenimento, a forma perfeita (para o sistema) de fornecer emoções artificiais à humanidade robotizada nos seus objectivos e métodos. Temos aqui bem patente a descontinuidade entre a realidade efectiva e a realidade alternativa de que falava Eric Voegelin nos seus escritos. A esta descontinuidade segue-se a decepção do mundo e da vida com o consequente escape ao mundo, ou seja, doses industriais de fármacos, drogas legais e não legais, condicionamentos psiquiátricos, para que a sociedade aceite a vida anti-natural que leva e que o sistema continuamente publicita como sendo algo de bom e necessário.

O utilitarismo e o hedonismo são reis e senhores. Os homens são hoje "cobaias" que apenas são úteis enquanto podem produzir e trabalhar. Basta ver como são tratados os desempregados e os idosos, especialmente estes últimos, o estatuto menorizado que lhes foi conferido. Vivemos para encher os bolsos de meia-dúzia de indivíduos e estamos aprisionados num ciclo vicioso de trabalho/pagamento. Trabalha-se não no sentido clássico de elevação espiritual e de deleite criativo, apenas se trabalha para se ganhar o dinheiro que de seguida servirá para encher os bolsos dos DDMT (donos desta merda toda). Que ninguém se iluda, o salário não existe para o bem-estar do homem, existe para satisfazer as necessidades do sistema enquanto padrão de troca. Nem mais nem menos! O benefício que dele retiramos é apenas marginal e limitadamente consequente, para que o sistema continue a funcionar e para que meia-dúzia de gajos continuem a enriquecer barbaramente debaixo das barbas de toda a gente. É apenas e quando muito um instrumento de dominação!

Já não há passado nem presente, ou seja, já não há tradição, no sentido em que o presente se fundava no passado e nos seus exemplos para se poder projectar um futuro com futuro e esperança. Vivemos num constante presentismo, ávidos de poder consumir hoje o que eventualmente não o poderemos fazer amanhã. O Carpe Diem provocou o fim do sentido da história e provocou um corte nas nossas raízes, levando-nos a ver e pensar o mundo de um modo totalmente anti-natural. 

O homem é por natureza um ser de paixões e um conquistador. O esforço é a sua mola de acção, e sempre que o esforço e a resiliência são relegadas para segundo ou terceiro plano, o homem decai. Não faltam exemplos desses ao longo da história. Penso que não é necessário aqui citá-los. Como o sistema não pode contrariar a biologia e os determinismos da condição humana, tratou-se então de desviar a atenção dos homens para o supérfluo, para o consumo de coisas maioritariamente desnecessárias e estabeleceu-se uma rotina conformista em todos os campos da sociedade. Todo o povo, todo o homem, toda a sociedade que não se esforça, decai. Mais do que uma evidência, o decaimento da sociedade é repetitivo porque a história é circular, repete-se com maior amplitude e sempre com um espectro mais alargado. 

A vida anti-natural está bem à vista quando o sistema fornece, de modo dissimulado, todas as taras, todos os prazeres, todos os vícios e todas as emoções artificiais. Aprende-se e executa-se apenas e só o que interessa ao sistema, as utopias estão aí, ao virar da esquina, como promessas sempre presentes e inacabadas de um falso moralismo e de uma falsa prosperidade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O marquês de Pombal, o analfabetismo, o atentado a D. José e a fraude pandémica

O atraso de Portugal, quer a nível económico, quer a nível social ou a nível cultural, começa em meados do século XVIII. Passada a fase de grande prosperidade com D. João V e a chegada ao poder de D. José I, a liberdade e a alfabetização de Portugal sofreram um grande retrocesso. Esta tendência "suicida" de destruir o bom que já vinha de trás é paradigmática do processo de involução que este país tem vindo a sofrer desde há pelo menos 300 anos. A fase de fraude pandémica é apenas o corolário lógico de um acumular de farsas e mentiras. Quando os factos são conhecidos, não há surpresa quanto ao atraso de Portugal relativamente à Europa civilizada.  O nosso atraso nada tem a ver com a religião católica como de modo totalmente leviano e com uma boa dose de ignorância se afirma nos livros de história, tese partilhada e difundida por muitos historiadores. O nosso atraso começa com um dos maiores crápulas da nossa história, precisamente, o marquês de Pombal. Afirmar que os país

Revisionismos - a decadência moderna de Portugal

Há um movimento decisivo na história das nações europeias, 1789, a data charneira, que iria acelerar os processos de desmantelamento da civilização judaico-cristã. O Portugal da transição do século XVIII para o XIX ainda vivia à margem dos efeitos revolucionários franceses, com o país a fruir de vantagens e de estabilidades decorrentes da sua posição geográfica e de porta de entrada na Europa. A geografia, desde sempre, representou e representa um papel de primordial importância na história das nações. Portugal é um caso paradigmático da sua excelente posição geográfica dentro do contexto europeu e mundial. Até aos anos imediatamente antes das invasões napoleónicas, as relações com França eram boas, as alianças externas do reino estavam perfeitamente estabelecidas e consolidadas, para além dos domínios do ultramar se revelarem tranquilos com ausência de problemas de segurança nas vias marítimas. Mas tudo se começaria a alterar a partir de 1797, com o infame Tratado de Fontainebleu. Na

Resultados eleitorais

 Confesso que os resultados eleitorais de ontem dia 10 de março de 2024 me deram um gozo tremendo. Mesmo considerando que as condições de governabilidade serão muito difíceis. Só de ver o ar de choraminguice de praticamente todos os paineleiros de serviço com o resultado estrondoso do Chega. O Chega é extremista, é racista, é xenofóbico (sic...), é populista, é um perigo para a democracia, tchim tchim tchim, tchim tchim tchim. Mas é engraçado que os paineleiros não dizem porque é que o Chega cresce e capitaliza cada vez mais votos; não dizem que as pessoas estão fartas destas políticas de merda, é mesmo este o termo, DE MERDA, dos partidos habituais; estão fartas de terem cada vez menos rendimentos disponíveis, estão fartas de pagar bens e serviços básicos ao preço de países milionários quando Portugal é um país miserável, que vive à custa dos subsídios europeus; estão fartas de compadrios, corrupções, tachos e favores; estão fartas de passarem a vida a pagar, sejam impostos, taxas e t