Avançar para o conteúdo principal

O fascismo e a sua falsa definição

 O que é o fascismo? Esta pergunta tão simples quanto enigmática está hoje muito em voga, considerando que a própria constituição, num dos seus primeiros artigos proíbe a existência de partidos fascistas, mas não esclarece o significado de fascismo, e hoje o termo serve de arma de arremesso político por parte de partidos, sobretudo, de extrema-esquerda.

Um dos primeiros trabalhos sérios em Portugal sobre o fascismo foi dado à estampa pelo diplomata e advogado Valentim da Silva (25-03-1875/11-11-1947) que, pelos vistos, assistiu em pessoa ao aparecimento do movimento em Itália. É um trabalho sério, descomprometido, objectivo e bem documentado, sem julgamentos de valor e totalmente desapaixonado. 

Descreve o ensaísta a situação política de Itália desde o princípio do século XX até às vésperas da 1ª Grande Guerra:

                          «Num ambiente de artificioso parlamentarismo, sem correntes de definidos princípios, vivendo na subserviência das clientelas, os partidos constitucionais, logo no começo do século XX, entravam num período de decomposição». [é assustador o paralelismo com a nossa actual época]  

A partidocracia (tal como hoje acontece, em Itália, em Portugal ou em qualquer outro país) punha tudo em putrefacção e o fermento da demagogia socialista tentou impedir a participação da Itália na guerra. De modo leviano e insensato queixava-se (o partido socialista italiano) do desprezo a que fora votado pelos aliados nas conversações de paz. Mas mesmo assim, não se coibiram de expulsar os patrões das fábricas, com as naturais consequências nefastas que se seguiram. A este propósito diz Valentim da Silva:

                          «Estavam de facto os operários senhores dos instrumentos de produção, dando assim seguimento e objectivação ao dogma marxista. O colectivismo revolucionário ensaiava os primeiros passos, mas que de proveitoso daí resultava? Passadas semanas, essas fábricas não laboravam, porque o operário, entregue a si mesmo, ficava sem força dirigente que lhe disciplinasse o esforço; não laboravam porque não tinham matérias-primas que as alimentassem; não laboravam porque lhes faltava o capital que as impulsionasse; não laboravam e por isso nada produziam, tornando-se não fontes de rendimento, mas valores inúteis sem significado económico».

 Eis o desmanchar da utopia que o próprio Lenine confessava nos últimos dias de sua vida, escrevendo no jornal Krasnaia Nov: «Um proletariado não pode desenvolver-se sem auxílio do capital, e este antes de ser um inimigo é um aliado necessário; um estado inevitável. Basta de ilusões; é ridículo fechar os olhos à verdade».  Poderíamos chamar a isto "O Rebate da consciência de Lenine".

Mas continuava Valentim da Silva no seu ensaio:

                              «Nesse ambiente se enquadravam as violências próprias da hora das desordens, com especial relevância em Bolonha e em Ferrara, onde se mata e saqueia em nome do comunismo triunfante! Em Turim, as agressões a oficiais que vieram da guerra são constantes, o ministro da guerra ordena aos oficiais que se defendam à mão armada. Numa província do norte há, todos os dias, incêndios lançados pelos socialistas, cujos prejuízos são avaliados em 11 milhões de liras. Em 1920 chegam a estar em greve 1045733 trabalhadores rurais e 1267935 operários, isto é, quase 2 milhões e meio de homens em agitação».

É sabido, mais do que sabido, que os comunistas e grupos aparentados chamam fascista a tudo o que seja contrário às suas utopias. E aqui não se esqueceram de incluir o Nacional-Socialismo do Terceiro Reich e o Fascismo italiano, a partir do momento em que estes deixaram de ser seus aliados contra as democracias Ocidentais e a propaganda moscovita deixou de os enquadrar, com fizera até aí, nos estados de trabalhadores. É preciso compreender, antes de mais, que o fascismo em Itália surgiu num contexto muito próprio de bagunça generalizada e desrespeito à ordem vigente, ou melhor, a perpetuação da ausência de ordem. Claro que o comunismo viu na ascensão fascista em Itália um concorrente de peso para fazer valer as suas ideias e utopias, mostrando-se assim necessário denegrir o movimento. A única dificuldade estava apenas em baralhar tudo na confusão detestável, gritando continuadamente as mesmas acusações conforme a técnica da lavagem de cérebros colectiva. Não foi por acaso que os marxistas chineses começaram a chamar social-fascismo ao comunismo russo.

Ou seja, a máxima mantinha-se, manteve-se e ainda se mantém: fascismo é tudo o que for contra nós; fascismo é tudo o que seja contrário às nossas crenças e ideais; fascismo é tudo o que belisque e ponha em causa as nossas utopias. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O marquês de Pombal, o analfabetismo, o atentado a D. José e a fraude pandémica

O atraso de Portugal, quer a nível económico, quer a nível social ou a nível cultural, começa em meados do século XVIII. Passada a fase de grande prosperidade com D. João V e a chegada ao poder de D. José I, a liberdade e a alfabetização de Portugal sofreram um grande retrocesso. Esta tendência "suicida" de destruir o bom que já vinha de trás é paradigmática do processo de involução que este país tem vindo a sofrer desde há pelo menos 300 anos. A fase de fraude pandémica é apenas o corolário lógico de um acumular de farsas e mentiras. Quando os factos são conhecidos, não há surpresa quanto ao atraso de Portugal relativamente à Europa civilizada.  O nosso atraso nada tem a ver com a religião católica como de modo totalmente leviano e com uma boa dose de ignorância se afirma nos livros de história, tese partilhada e difundida por muitos historiadores. O nosso atraso começa com um dos maiores crápulas da nossa história, precisamente, o marquês de Pombal. Afirmar que os país

Revisionismos - a decadência moderna de Portugal

Há um movimento decisivo na história das nações europeias, 1789, a data charneira, que iria acelerar os processos de desmantelamento da civilização judaico-cristã. O Portugal da transição do século XVIII para o XIX ainda vivia à margem dos efeitos revolucionários franceses, com o país a fruir de vantagens e de estabilidades decorrentes da sua posição geográfica e de porta de entrada na Europa. A geografia, desde sempre, representou e representa um papel de primordial importância na história das nações. Portugal é um caso paradigmático da sua excelente posição geográfica dentro do contexto europeu e mundial. Até aos anos imediatamente antes das invasões napoleónicas, as relações com França eram boas, as alianças externas do reino estavam perfeitamente estabelecidas e consolidadas, para além dos domínios do ultramar se revelarem tranquilos com ausência de problemas de segurança nas vias marítimas. Mas tudo se começaria a alterar a partir de 1797, com o infame Tratado de Fontainebleu. Na

Resultados eleitorais

 Confesso que os resultados eleitorais de ontem dia 10 de março de 2024 me deram um gozo tremendo. Mesmo considerando que as condições de governabilidade serão muito difíceis. Só de ver o ar de choraminguice de praticamente todos os paineleiros de serviço com o resultado estrondoso do Chega. O Chega é extremista, é racista, é xenofóbico (sic...), é populista, é um perigo para a democracia, tchim tchim tchim, tchim tchim tchim. Mas é engraçado que os paineleiros não dizem porque é que o Chega cresce e capitaliza cada vez mais votos; não dizem que as pessoas estão fartas destas políticas de merda, é mesmo este o termo, DE MERDA, dos partidos habituais; estão fartas de terem cada vez menos rendimentos disponíveis, estão fartas de pagar bens e serviços básicos ao preço de países milionários quando Portugal é um país miserável, que vive à custa dos subsídios europeus; estão fartas de compadrios, corrupções, tachos e favores; estão fartas de passarem a vida a pagar, sejam impostos, taxas e t