Avançar para o conteúdo principal

Revisionismos - a decadência moderna de Portugal

Há um movimento decisivo na história das nações europeias, 1789, a data charneira, que iria acelerar os processos de desmantelamento da civilização judaico-cristã.

O Portugal da transição do século XVIII para o XIX ainda vivia à margem dos efeitos revolucionários franceses, com o país a fruir de vantagens e de estabilidades decorrentes da sua posição geográfica e de porta de entrada na Europa. A geografia, desde sempre, representou e representa um papel de primordial importância na história das nações. Portugal é um caso paradigmático da sua excelente posição geográfica dentro do contexto europeu e mundial.

Até aos anos imediatamente antes das invasões napoleónicas, as relações com França eram boas, as alianças externas do reino estavam perfeitamente estabelecidas e consolidadas, para além dos domínios do ultramar se revelarem tranquilos com ausência de problemas de segurança nas vias marítimas. Mas tudo se começaria a alterar a partir de 1797, com o infame Tratado de Fontainebleu.

Na transição do século XVIII para o XIX existiam duas facções bem definidas; os chamados afrancesados e os inglesados. segundo cronistas da época, a luta entre as duas facções foi bem pior do que a luta subsequente entre liberais e absolutistas. Esta opinião pode ser controversa e exagerada, mas é certo que os interesses económicos e as vantagens sociais eram a preocupação exclusiva das camarilhas cortesãs e respectivas bases de apoio.

Para se ter uma ideia dos interesses económicos envolvidos, diga-se que entre 1796 e 1806 a balança comercial entre Portugal e Inglaterra passou de 9838812$463 réis para 17788267$282 réis, um aumento de quase 100%. Relativamente à balança comercial entre Portugal e França, passou no mesmo período considerado, de 268312$188 réis para 7682088$432 réis, ou seja, um aumento de 3000 e tal por cento!!!
Perante estes números gerou-se uma feroz competição entre a burguesia mercantilista da época, entre os afrancesados e os inglesados. A partir de 1807 com o bloqueio continental decretado por Napoleão prejudicou os afrancesados, que, por sua vez, estavam a ganhar terreno aos inglesados. Embora o intercâmbio entre Portugal e Inglaterra continua-se em expansão, pelo lado das exportações, temia-se que a crescente concorrência francesa provocasse recessão nos negócios com os ingleses. Apesar de tudo, os anos seguintes não confirmaram essa tendência, e  a expulsão dos exércitos napoleónicos de Portugal provocaram o aumento dos negócios com os ingleses.

Mas o pior de tudo veio com Revolução Liberal de 1820 e o vintismo que se lhe seguiu. Um ano antes da revolução, em 1819, o défice comercial português já era visível: 19447806$024 de exportações para 24296834$600 de importações (em réis). Em 1822, os vintistas de serviço, aplicaram a famosa "austeridade" conseguindo reduzir o défice da balança comercial: de 15611637$822 réis em exportações para 19181984$032 réis de importações, ou seja, o défice foi reduzido de 5000000$000 em 1819 para 3500000$000 em 1822. Estes números mostram, para além dos sucessivos défices, a baixa, sobretudo com o Brasil, do comércio em geral a que temos de somar os efeitos negativos da abertura dos portos brasileiros aos ingleses e outros, assim como os efeitos negativos da independência do Brasil.

Por outro lado, é por demais evidente que já a esquerda da época apenas conseguiu diminuir o défice comercial mediante a receita da "austeridade", mas essa medida revelou-se não apenas ineficaz como também contraproducente. O que acabou por acontecer foi que o saldo das importações sobre as exportações baixou para menos de metade em termos absolutos, o que mesmo assim nada resolveu porque o país não crescia, não produzia e consequentemente não conseguia exportar mais. O pensamento revolucionário da época vintista foi fatal para as aspirações económicas do reino português. A forma como se processou a independência do Brasil foi prejudicial para Portugal. Não apenas não foram tidos em conta os interesses económicos do reino na sua dependência ultramarina, como também não se consideraram aspectos sociais e financeiros que acabariam por prejudicar, mais uma vez e em dose dupla, os investimentos portugueses. O relacionamento comercial entre a metrópole e a antiga colónia foi bastante afectado e apenas na década de 1840 houve algum apaziguamento.

A partir de 1823, houve um ligeiro aumento do défice corrente da balança de transacções. A "austeridade esquerdista" não foi capaz de resolver, nem o poderia ser com ideias revolucionárias manifestamente contrárias às necessidades prementes do reino, de reforçar a baixa das importações com a subida (tímida) das exportações. O vintismo revelou-se totalmente incapaz de corrigir os desequilíbrios da balança comercial portuguesa, nem sequer evitar a subida de preços, como o caso do pão, principal indicador do custo de vida à época. A péssima política vintista (de esquerda), tal como hoje acontece, gerou amplo descontentamento, quer da parte dos agricultores que não conseguiam vender os seus produtos e excedentes, quer da parte da burguesia comercial que viam os seus negócios a definharem e quer por parte dos restantes sectores das pequenas e médias burguesias urbanas com falta de investimento directo nos seus negócios, artes e ofícios.
Uma massiva rejeição dos ideias liberais fez crescer a oposição ao regime. O resto da história é bem conhecida, Vilafrancada, Abrilada e subida ao poder de D. Miguel com o regresso do absolutismo e das guerras que se seguiram. Gerras, desordens, discórdias e atraso, atraso absoluto e irreversível.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O marquês de Pombal, o analfabetismo, o atentado a D. José e a fraude pandémica

O atraso de Portugal, quer a nível económico, quer a nível social ou a nível cultural, começa em meados do século XVIII. Passada a fase de grande prosperidade com D. João V e a chegada ao poder de D. José I, a liberdade e a alfabetização de Portugal sofreram um grande retrocesso. Esta tendência "suicida" de destruir o bom que já vinha de trás é paradigmática do processo de involução que este país tem vindo a sofrer desde há pelo menos 300 anos. A fase de fraude pandémica é apenas o corolário lógico de um acumular de farsas e mentiras. Quando os factos são conhecidos, não há surpresa quanto ao atraso de Portugal relativamente à Europa civilizada.  O nosso atraso nada tem a ver com a religião católica como de modo totalmente leviano e com uma boa dose de ignorância se afirma nos livros de história, tese partilhada e difundida por muitos historiadores. O nosso atraso começa com um dos maiores crápulas da nossa história, precisamente, o marquês de Pombal. Afirmar que os país

Resultados eleitorais

 Confesso que os resultados eleitorais de ontem dia 10 de março de 2024 me deram um gozo tremendo. Mesmo considerando que as condições de governabilidade serão muito difíceis. Só de ver o ar de choraminguice de praticamente todos os paineleiros de serviço com o resultado estrondoso do Chega. O Chega é extremista, é racista, é xenofóbico (sic...), é populista, é um perigo para a democracia, tchim tchim tchim, tchim tchim tchim. Mas é engraçado que os paineleiros não dizem porque é que o Chega cresce e capitaliza cada vez mais votos; não dizem que as pessoas estão fartas destas políticas de merda, é mesmo este o termo, DE MERDA, dos partidos habituais; estão fartas de terem cada vez menos rendimentos disponíveis, estão fartas de pagar bens e serviços básicos ao preço de países milionários quando Portugal é um país miserável, que vive à custa dos subsídios europeus; estão fartas de compadrios, corrupções, tachos e favores; estão fartas de passarem a vida a pagar, sejam impostos, taxas e t